terça-feira, 9 de outubro de 2018

MEDALHA DE S. FRANCISCO DE ASSIS

A MEDALHA DE S. FRANCISCO

Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

S. Francisco desceu à terra tantas vezes. Tantos rostos, tantos rastos, tantos rumos, tantos quantos os afagos de mão estendida sobre a cabeça dos necessitados, e o sossego oferecido, e a promessa de vida de tudo o que já se havia perdido, por caridade reconduziu a esperança e a bondade pelos caminhos do bem, e deixou a missão de proteger os animais em muitos corações . Descido à terra remediou desassossegos e solidão, o abandono e o esquecimento, e atravessou de perdão todos quantos retidos no arrependimento, meditam de prece a espiritual caminhada do silêncio.
Foi numa dessas caminhadas que perdeu a medalha que o meu bisavô João achou, a amanhar os campos de terra fértil que lhe ocupavam as mãos, entregou-lha uma manhã fria, depois de ele libertar uma raposa que tinha caído numa ratoeira, ao enxotá-la para o monte, reparou como os seus olhos faiscavam, e uma áurea envolvia o animal e quase podia distinguir o santo de mão estendida atraindo a raposa por entre as giestas e altas estevas e afagando-lhe a cabeça, a conduzia em segurança à liberdade, e podia ver as vestes escuras e acobreadas como brilhavam por entre a vegetação e abriam uma clareira de coisa sobrenatural ou mística, ou a espiritual delicadeza de uma visão de generosidade e deslumbramento, ou quem sabe, o encantamento dos montes transmontanos e o cordão umbilical da memória a tecer de palavras a manta de afectos tantas vezes já remendada.
Numa face da medalha bem gasta pelo tempo, aparece S. FRANCISCO diante da cruz, a mão direita sobre o peito e a esquerda sobre um crânio. De inscrição quase ininteligível, em ambos os lados, no outro N. Sra. das Graças, a luz espargida de ambas as mãos, delével o relevo do cobre assume a idade e o longo adormecimento no chão virtuoso do caminho que levava romeiros a terras de Bragança.

musa

Artigo interessante sobre esta medalha: ano da medalha, anterior a 1830?
"Medalla de bronce, de forma ovalada y anilla perpendicular al plano de la medalla.
Anverso: San Francisco de Asis con hábito de la Orden : capuchón y cordón. Ancha tonsura monacal. Arrodillado frente a un crucifijo y apoyando su mano sobre un cráneo . Se perciben las llagas en el dorso de sus manos ). Nimbo característico del siglo XVIII. Leyenda en letras latinas : S.FRANCISCEORA PRO N
Reverso : Imagen de la Virgen con el haz de rayos que salen de sus manos ( Medalla Milagrosa 1930 ) pisando la serpiente sobre la bola del mundo.
Leyenda: MARIA SINELABE CONCEPTA O.PRO. AD TE CONFUGIENTIBUS.

Pensais que podría ser de la primera mitad del XIX , despues de 1930 y con motivo de la proclamación del Dogma de la Inmaculada Concepción ( 8 diciembre de 1854) ?
":reflexion: : Los Franciscanos, feroces defensores de la " Inmaculada Concepción" y conocedores de la aparición de la Virgen María a S.C. Laboure , acuñan una medalla con la efigie de San Francisco ,que seguramente ya habían utilizado y en el anverso una nueva imagen , hasta aquel momento no representada ,de la Inmaculada Concepción.
Los atributos para esta nueva representación , los toman del mensaje anunciado a S. Catalina Laboure y que copio de la página web citada : [...] " María aplastando la cabeza de la serpiente que esta sobre el mundo. Ella, la Inmaculada, tiene todo poder en virtud de su gracia para triunfar sobre Satanás.
-El color de su vestuario y las doce estrellas sobre su cabeza: la mujer del Apocalipsis, vestida del sol.[i] ( no figura en la sometida a estudio)
-Sus manos extendidas, transmitiendo rayos de gracia, señal de su misión de madre y mediadora de las gracias que derrama sobre el mundo y a quienes pidan.
-Jaculatoria: dogma de la Inmaculada Concepción (antes de la definición dogmática de 1854). Misión de intercesión, confiar y recurrir a la Madre.
Sí ,pero no según la posición de la Medalla Milagrosa : .. " Estas palabras formaban un semicírculo que comenzaba a la altura de la mano derecha, pasaba por encima de la cabeza de la Santísima Virgen, terminando a la altura de la mano izquierda"-El globo bajo sus pies: Reina del cielos y tierra.
-El globo en sus manos: el mundo ofrecido a Jesús por sus manos."

http://www.identificacion-numismatica.com/t13361-v-milagrosa-s-francisco-de-asis-s-xix

Sem comentários: